Quinta, 20 de Julho de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.51 (88 Votes)
caca 2007 1 20150218 1772591195
Caças Mirage 2000 e F-5EM voando em formação durante a solenidade do Dia da Aviação de Caça
Crédito: Flávio Lins

Pelo quarto ano consecutivo o Sentando a Pua! esteve lá na BASC para cobrir as comemorações do Dia da Aviação de Caça, data tão marcante para a Força Aérea Brasileira.

Este ano a festa na BASC contou com a presença do Mnistro da Defesa, Waldir Pires, e com os Comandantes da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, do Exército, General Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, além de outras autoridades militares. Os Veteranos do 1º Grupo de Caça, como não poderiam deixar de ser, abrilhantaram com sua presença a cerimônia militar.

As festividades do Dia da Aviação de Caça começaram com o atual comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça,Ten Cel Oliveira, falando sobre a importância desta data na formação da nova geração da aviação de caça brasileira. Foi feita também pelo Ten Cel Oliveira a chamada nominal de todos os pilotos que pereceram durante a guerra. A cada nome citado pelo Ten Cel Oliviera, os caçadores de ontem e hoje respondiam: "-Presente" e a guarda de honra disparava uma salva de sete tiros. Este é sempre um momento de muita emoção para os Veteranos pois lhes trás na memória os companheiros que se foram, tanto na guerra como depois dela.

Em seguida o Brig Saito e o Veterano Rui Moreira Lima depositaram flores sobre o túmulo do Patrono da Aviação de Caça, Brig Nero Moura, e na sequência o Brig Rui Moreira Lima, hasteou a flâmula usada pelo 1º Grupo de Caça na Itália ao som do Carnaval em Veneza, Hino da Aviação de Caça.

A primeira parte da solenidade, realizada no Memorial Senta a Pua, terminou com a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico ao Veterano da USAAF Hugh Dow, que fazia parte do 347th Fighter Squadron unidade subordinada ao 350th Fighter Group, tal qual o 1º Grupo de Caça. O então Major Hugh Dow fez missões conjuntas com os pilotos brasileiros durante a fase de adaptação ao Teatro de Operações. Foi abatido pela Flak alemã em 22 JAN 1945 e terminou a guerra num campo de prisioneiros na Alemanha. Exímio historiador, reúne atualmente em sua residência nos EUA um enorme acervo sobre a participação do 350th Fighter Group na Segunda Guerra Mundial e colaborou com material para o Sentando a Pua!

Durante o deslocamento do Memorial Senta a Pua até o Pátio Oeste, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar dentro do hangar a exposição estática dos caças utilizados na FAB atualmente. Estavam expostos o A-1 AMX, o A-29 Super Tucano, o F-5 EM Tiger II e o Mirage 2000.

No Pátio Oeste ocorreu a segunda parte da solenidade, que começou como o Ministro da Defesa Waldir Pires passando a tropa em revista e posteriormente sendo recebido e conduzido ao palanque pelos três comandantes militares. Na sequência ocorreram as entregas de prêmios individuais; primeiro a irmã e o irmão do Brig Magalhães Motta entregaram o prêmio PACAU a dois oficiais pilotos; depois houve a entrega dos prêmios de Piloto Mais Eficiente de 2006 da III FAe.

Antes do desfile militar, a bandeira do 1º Grupo de Caça foi entregue pelo porta-estandarte, ao Veterano Osias que se dirigiu ao encontro dos demais Veteranos, que embarcados em viaturas militares da Segunda Guerra Militar, restauradas pelo CVMARJ e Imperial Jeep Club, desfilaram à frente da tropa da BASC e arrancaram muitos aplausos do público presente.

A terceira parte do evento foi a demonstração de tiro real realizada por caças da FAB no estande de tiro da BASC. A esta parte do evento só tiveram acesso as pessoas pré-cadastradas, e isto gerou um certo desconforto em alguns filhos e netos de Veteranos que foram preteridos em relação a outros convidados, e tiveram que assistir o evento do Pátio Oeste, mais de 2 km do palanque do estande.

Como já é tradição, o evento foi encerrado com um coquetel servido no Cassino dos Oficiais onde os convidados puderam se refrescar do intenso calor e se confraternizar com caçadores da antiga e da nova geração.

O Sentando a Pua! gostaria de agradecer ao Ten Cel Oliveira pela gentileza de sempre em nos receber na BASC e um especial abraço ao Sr. Gilberto Bernardes pelo carinho de nos haver presenteado com uma réplica da nova versão do F-5 da FAB de sua autoria.

imagem001 Outras imagens - Clique aqui para ver a fotogaleria deste artigo