Warning: Class '\Joomla\CMS\Document\Renderer\Html\ModulesRenderer' not found in /home1/lgbg354/public_html/portal3/libraries/loader.php on line 648
73 anos do 1º GAvCa
Domingo, 24 de Setembro de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 2.40 (21 Votes)

O Veterano João Rodrigues observa, no palanque, o desfile militar. Ao seu lado o Brig Paulo ÉricoRio de Janeiro - Foi comemorado no dia 16, na Base Aérea de Santa Cruz, o 73º Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça. A outrora festa de aniversário, repleta de Veteranos e familiares, este ano contou com a presença apenas do Veterano João Rodriguez. e três familiares, a esposa do João, o filho do Veterano David Gabriel e o neto do Veterano Theobaldo Kopp. Com idades entre 90 e 102 anos, e boa parte morando fora do Rio de Janeiro, os demais Veteranos estão com muita dificuldade em comparecer.


A cerimônia militar começou com a entrega de distintivos por tempo de serviço. Os agraciados receberam das mãos do Veterano João Rodriguez, os distintivos de 25, 20, 15 e 10 anos de serviços prestados à FAB.


Foram homenageados também os praças SO Orenil e o S1 Sander, escolhidos como os destaques em 2016 no Grupo de Caça. A entrega dos troféus coube ao Brig Pinheiro, ex-comandante do 1º  GAvCa.


Ex-comandantes do 1º Grupo de Caça foram homenageados com uma placa em acrílico. Esq. p/ dir.: Ribeiro, Bhering, Peixe Lima, Pinheiro, Paulo Érico e o atual comandante Ten-cel GonçalvesOs ex-comandantes do 1º Grupo de Caça também foram homenageados e receberam, cada um, uma placa de acrílico com o distintivo da unidade e os seguintes dizeres: "Uma homenagem do 1º GAvCa pelo exemplo e liderança! Senta a Pua!!! Brasil!!!". Foram agraciados os ex-comandantes Ribeiro, Bhering, Peixe Lima, Pinheiro e Paulo Érico.


Após as homenagens, o Ten-Cel Gonçalves, atual comandante do 1º GAvCa, fez seu discurso exaltando a importância do legado deixado pelos Veteranos na formação dos integrantes da unidade no pós-guerra.


Finalizando a cerimônia houve o tradicional desfile militar, este ano reduzido, pois no dia 12/12 uma das unidades baseadas em Santa Cruz, o 1º/16º GAV (Esquadrão Adelphi) foi desativado, como parte do processo de reestruturação que a FAB vem passando.


Encerrada a formatura no Pátio Oeste, a festa prosseguiu com um coquetel e o bolo para o tradicional "PARABÉNS". Durante o coquetel aconteceu o lançamento do documentário "Turma da Graxa", clique aqui para assistir o trailer, que mostra o trabalho do pessoal de terra de uma unidade de caça, principalmente os mecânicos, tão bem representados nesta festa pelo Veterano João Rodriguez.


Parabenizamos os comandos da BASC e do 1ºGAvCa pela bela festa realizada e pelo apreço às tradições de nossos Veteranos da Campanha da Itália. Um grande ADELPHI!!! Senta a Pua!!! Brasil!!!

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos completa