Domingo, 28 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Willer Pérsio

Willer Pérsio
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Pérsio
Patente/Registro 3º Sargento / B-396
Nascimento 07/11/1922, Laranjal Paulista (SP) - Brasil
Falecimento 12/10/1996, Vitória (ES) - Brasil
Função Mecânico Chefe de Equipe
Promoções N/D
Condecorações Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Mérito Santos Dumont e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália. Em Suffolk, foi enviado à Fábrica Republic, para fazer um curso especial do avião P-47.
Família Filho de Guido Pérsio e Emma Giannotti Persio, ambos de origem italiana. Casou-se com a Sra. Maria de Lourdes de Magalhães Persio e tiveram 5 filhos: William (Engenheiro Mecânico/Segurança do Trabalho), Norma (Médica Homeopata), Liane (Advogada), Miriam (Artesã) e Welton (Economista)

História

Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB. cursou em 1951 a Escola de Oficiais Especialistas em Curitiba (PR), e como Oficial da ativa, exerceu diversas funções da sua especialidade nas diversas Unidades da FAB, principalmente na Base Aérea de Santa Cruz, até a sua reforma no Posto de Major e, 1966.
Em 1967 assumiu a Gerencia da Fabrica de Coca-Cola, Refrigerantes Vitória S/A, ainda em construção em Vitória (ES). Em 1977 assumiu a gerencia Geral desta. fábrica. Participou ainda, da construção de mais duas Fábricas: uma em Campos (RJ) e outra em Governador Valadares (MG). Após a construção, assumiu a responsabilidade de manter o funcionamento deste complexo até 1979, quando deixou o grupo. No total foram em torno de 12 anos nesta empresa.
Entre 1975 e 1979 presidiu o Aero clube em Vila Velha, onde deixou marcada sua passagem. Existe lá um hangar, o nº 4, em sua homenagem - Hangar "Major Willer Persio”. As atividades do Aeroclube eram exercidas juntamente com as atividades da industria de refrigerantes.
Após sua saída foi convidado a dar assessoria a outra fábrica de refrigerantes, tarefa mais branda, que demandou um ano. Após esta etapa, em 1981, foi convidado a montar uma fábrica de sorvetes em São Paulo onde ficou por cerca de oito meses. De volta ao Espírito Santo efetuou mais duas consultorias: a montagem de uma fábrica de fertilizantes e a montagem de um parque aquático, tarefas estas que demandaram mais ou menos três anos, quando então parou para ficar mais tempo com sua família e netos.
Teve a oportunidade de trabalhar junto com seu filho mais velho, William, na Coca-Cola, e na montagem da indústria em São Paulo.
Aficionado por aviação, tirou seu brevê quando esteve no Aeroclube, onde teve a oportunidade de voar o Fairchild PT-19, avião que pouco voava, até a chegada do “Maj. Persio”, como era conhecido, nunca mais parou no chão e pior, só fazendo acrobacias. Amigos da FAB, pilotos, apareciam e davam as dicas de novas manobras e não eram poucos os companheiros da FAB que o visitavam. Certa vez, por ocasião do aniversario da cidade, esteve em Vitória toda a Esquadrilha da Fumaça (ainda voando T-6) e um grupo de Gloster, claro que ele estava no meio da oraganização da vinda desta turma, foi uma grande festa e surpresa para todos.
Dada a sua energia, prefiro dizer que assumiu seu lugar junto aos amigos do 350º. Todo 22/04 estava junto destes de forma que era nítido o seu rejuvenescimento. SAUDADES!!!!!