Segunda, 29 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Teodomiro Rocha

Teodomiro Rocha
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Teodomiro
Patente/Registro 3º Sargento / B-400
Nascimento 28/07/1924, Rio Paranaiba (MG) - Brasil
Falecimento 06/08/1968, Belo Horizonte (MG) - Brasil
Função Chefe da Equipe de Mecânicos do avião D-5
Promoções N/D
Condecorações Campanha da Itália, Campanha do Atlântico Sul, Medalha de Bronze pelos dez anos de serviço, Medalha e Passadeira de Prata pelos vinte anos de serviço, Medalha conferida pela Cidade de Belo Horizonte e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho de Hilarino Alves da Rocha e de Ernestina Elvira Araújo. Casou-se com Maria José de Castro Rocha, em 09.02.1948, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com quem teve 9(nove) filhos: Maria Elizabeth, Dulce Maria, Eliane Maria, Maria do Rosário, Paulo Jader, Maria Beatriz, Gisele Maria, Flávia Maria e Humberto Jair, que lhes deram 18 netos

História

Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB em sua função, até sua reforma no Posto de Coronel em 1965. Faleceu de câncer (melanoma maligno da pele),aos 44 anos, deixando a viúva e seus nove filhos, todos então solteiros, com a idade entre 18 e 4 anos de idade.

Em 21.12.1943, foi-lhe concedido o “Certificado Militar de Mecânico de Avião”,por haver concluído o Curso de ESPECIALISTA, da Escola de Especialistas de Aeronáutica. No posto de Sargento da Aeronáutica, integrou a equipe de Especialistas do 1º Grupo de Aviação de Caça. Por indicação médica, e devido a seu esgotamento físico, retornou ao Brasil em 16 Mar 45, sendo transferido para a Base Aérea de Belo Horizonte. Em Curitiba (PR), foi admitido na “Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda”, do Ministério da Aeronáutica, tendo-lhe sido concedido o “Diploma de”Especialista em Avião”, do “Curso de Oficiais Especialistas”. Na função de Oficial Mecânico Especialista em Avião, serviu, ainda, no Núcleo de Parque de Aeronáutica de Lagoa Santa (MG), por dois períodos intercalados, e na Base Aérea de Florianópolis (SC). De Lagoa Santa, transferiu-se para a Reserva Remunerada, fixando residência em Belo Horizonte. Foi reformado no posto de Coronel da Aeronáutica, por invalidez permanente para todo e qualquer trabalho.