Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Jorge da Silva Prado

Jorge da Silva Prado
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Prado
Patente/Registro Aspirante Especialista Amamento / BO-308
Nascimento 09/02/1921, São Paulo (SP) - Brasil
Falecimento 18/02/1991, São Paulo (SP) - Brasil
Função Oficial Encarregado do Material Bélico e da Seção de Armamento
Promoções Em 28 Out 44, Promovido a 2º Tenente
Condecorações Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços, Bronze Star (EUA) e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Casou-se com a Sra. Myria Miranda, e tiveram dois filhos, Jorge que é médico, e Reinaldo que é engenheiro. Ao todo lhes deram 06 netos.

História

Em 1943, era Instrutor da Escola de Formação de Oficiais Especialistas da FAB, onde participou na formulação dos currículos de ensino, eliminando matérias obsoletas, e introduzindo assuntos atualizados. Em seguida, foi para a América do Norte, onde especializou-se em armamento e chefia do setor de munições e armamentos do 1º Grupo de Caça, na Itália.

Na Itália foi o Oficial que chefiou as seções de armamento e material bélico, sendo responsável de todo o armamento do grupo. Além de manter o armamento, providenciava o remuniciamento dos aviões com munição calibre 0,50 mm, bombas de demolição de 500 libras de peso, bombas de fragmentação, bombas incendiárias, tanques de napalm, tubos de lançamento de foguetes, harmonização das 08 metralhadoras com o visor do tiro, conjugação de comando de disparo das metralhadoras com as câmeras cinematográficas para registro dos resultados das missões, manutenção das câmeras cinematográficas e das câmeras fotográficas tipo K-25. Tinha ele na ocasião 23 anos, e no Posto de Aspirante. Foi a seção mais perigosa e mais difícil, no entanto deu conta magnificamente. Havia 70 homens sobre seu comando.

Ao regressar ao Brasil, após guerra, foi chefe de material bélico na Base de Santa Cruz, onde introduziu novos métodos de armazenagem de material bélico em melhores condições técnicas. Em 1953 - 1955, foi presidente da Comissão de Material Bélico da Aeronáutica. Modificou o Sistema de Ordens Técnicas, e estabeleceu nomenclatura padrão que foi adotada pelas Forças Armadas do Brasil. Idealizou tipos de bombas incendiárias e respectivas espoletas ainda em uso na FAB. Produziu os primeiros foguetes de aviação fabricados no Brasil, e desenvolveu juntamente com Oficiais do Exército novos tipos de propelentes sólidos. De 1955 à 1958, comandou o depósito Central de Material Bélico da FAB. Remanejou completamente a estocagem de material bélico, de acordo com as tabelas internacionais de segregação de explosivos. Fez vários cursos no exterior, EUA, Inglaterra, Bélgica, França e Suíça, no assunto de sua especialidade. Aposentou-se no Posto de Tenente Coronel e na vida civil ainda trabalhou na FNM-Fábrica Nacional de Motores, na McCann Erickson e na Infoplan (divisão de Relações Públicas da McCann).

Através da Portaria 558/GC3 de 5 de Outubro de 2011, a FAB instituiu o Dia do Material Bélico e o Veterano Jorge da Silva Prado foi escolhido como Patrono.