Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Carlos de Castro Swenson

Carlos de Castro Swenson
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Swenson
Patente/Registro 2º Tenente da Reserva Convocado / BO-720
Nascimento 01/08/1922, Olinda (PE) - Brasil
Falecimento 13/03/1987, Corrêas (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções N/D
Condecorações Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Em 08 Mai 45, apresentou-se em Pisa, vindo diretamente do Brasil.
Família Filho único de Antonio Argemiro Swenson e Joana de Castro Swenson. Casou-se com ARIADNA MENDES e tiveram 4 filhos, e 3 netos.

História

Deu baixa na Aeronáutica em 1946. Em 1947 ingressou na PANAIR DO BRASIL. Houve uma época que ele entrou na justiça contra a Panair, então voou no Lóide Aéreo (do Cel. Gibson) por curto período. Foi então contratado pela Swissair e morou em Zurich por quase 4 anos, regressando após o término do processo contra a PANAIR onde então reassumiu seu cargo de comandante. Permaneceu até a decretação da falência em 1965. Com o fechamento da Panair ele tinha direito a aposentadoria por horas de vôo (lei feita para os que tivessem mais de mil horas de vôo). Depois de tudo isso ele foi voar em Marabá. Voltou para o Rio foi morar em Rio Bonito, onde adoeceu e foi se internar em Corrêas, distrito de Petrópolis, onde veio a falecer. Voou também para a Sadia, Varig, Votec e Taba.

Swenson é um caso curioso, apresentou-se no Panamá, quando nosso treinamento já estava bastante avançado, não tendo condições de completá-lo. Foi retornado ao Brasil dias antes do grupo deslocar-se para Suffolk, passaram-se meses e para nossa surpresa geral ele se apresentou no dia 08 de Mai 45 em Pisa. 03 dias após o término da guerra. Retornou para o Brasil junto ao 1º Grupo no navio Gen. Meigs.