Sexta, 26 de Maio de 2017
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 2.33 (12 Votes)

22 ABR 2016 - À frente do palanque das autoridades, a cadeira e o capacete simbolizam o eterno lugar do Patrono da Aviação de Caça, Nero MouraComo já é tradiconal, a Base Aérea de Santa Cruz abriu suas portas para receber a Reunião da Aviação de Caça. No dia 21, foi encenada a Ópera do Danilo, contando as peripécias do tenente Danilo Moura para voltar a pé para a base de Pisa, após ser abatido no nordeste da Itália. Recheada de muito humor, a ópera é encenada pelos pilotos, seguindo a tradição iniciada nos anos 40 com os companheiros do Danilo que estiveram na Campanha da Itália. Terminada a ópera houve a grande confraternização dos pilotos. de ontem e de hoje, no Almoço do Caçador.

O dia 22 foi reservado para as cerimônias militares, primeiro no Memorial Senta a Pua, onde o Veterano mais antigo, João Rodrigues, acompanhado pelo Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica, depositou flores no túmulo do Patrono da Aviação de Caça, Nero Moura, e depois hasteou a flâmula do 1º GAvCa, que tremuos nos campos da Itália. O piloto mais moderno do 1º Grupo de Caça acendeu a pira que simboliza a chama do Espírito da Caça e a Guarda de Honra da BASC deu a salva de tiros em homeagem àqueles que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial.

Terminada a cerimônia no Memorial Senta a Pua, a cerimônia prosseguiu no pátio oeste da BASC. Lá foram agraciados os pilotos mais eficientes em 2015 de cada uma das unidades de caça, a unidade de caça mais eficiente e também outorgada a Medalha Mérito Operacional Nero Moura a militares da ativa.22 ABR 2016 - A bela também é fera! A tenente Juliana França foi a Piloto Mais Eficiente de 2015 no 1º/12º GAv, ao lado dela o Brig Riomar, comandante da III FAe

O Veterano Osias recebeu do piloto mais moderno do 1º GAvCa o estandarte da unidade e desfilou num veículo militar da Segunda Guerra Mundial, logo após o discurso do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo. Além dos Vetarnos nos veículos militares antigos, e dos militares da reserva, desfilaram pelo pátio da BASC as unidades que compõe este complexo aeronáuitico do Brasil, enquanto dois F-5EM faziam passagens sobre a tropa.

22 ABR 2016 - Os A-1M mostraram toda sua precisão no lançamento de bombas sobre os alvos do estande de tirosFinalizando a Festa da Caça 2016, foi realizado no estande de tiros da base uma demonstração de tiro real, mostrando para o Ministro da Defesa o alto grau de adestramento dos pilotos de caça da FAB.

Gostaríamos de parabenizar todos os caçadores do Brasil, em especial o comandante e o sub-comandante pela belíssima festa realizada, honrando as tradições do 1º Grupo de Aviação de Caça. SENTA A PUA!

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos completa