Quinta, 18 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.50 (1 Vote)
PBY em tres vistas
imagem001 galeria do Catalina

 

 

Ficha Técnica

Fabricante Consolidated Aircraft Corporation
Modelo PBY Catalina
Ano Entrada Serviço 1936
Produzidos mais de 3.000
Motor Dois Pratt & Whitney R-1830-92 radiais a pistão de 1.200 hp cada.
Envergadura 31,70 m
Comprimento 19,45 m
Altura 6,15 m
Área da Asa 130,00 m²
Peso Vazio 11.727 kg
Peso Máximo 13.220 kg
Tripulação 8
Armamento Cinco metralhadoras .50 e até 1.493 Kg de bombas ou cargas de profundidade.
Velocidade Máxima 288 km/h
Velocidade Cruzeiro 188 km/h
Teto 4.481 m
Alcance 4.096 km

 

História

Desde que foi introduzido na Marinha Americana (US Navy) em 1936, passando pelo uso ininterrupto por forças aéreas nos anos 70 e indo até recentemente, quando foi aposentado como avião no combate à icêndios, o Consolidated PBY Catalina apresentou uma carreira ilustre como um dos aviões mais robustos e versáteis na história. Foi criado em resposta ao requerimento de 1933 da Marinha Americana para um protótipo que substituísse o Consolidated P2Y e o Martin P3M com um novo hidro-avião bombardeiro/patrulha que tivesse longo alcance e grande capacidade de carga.

O Catalina foi criado sob a orientação do brilhante engenheiro aeronáutico Isaac Macklin Laddon. O novo projeto introduziu suporte interno nas asas, o que reduziu bastante a necessidade por braçadeiras e cabos de amarração que provocavam arrasto. Uma melhoria significativa sobre seus antecessores, possuindo ainda um alcance de 4.095 Km e peso máximo na decolagem de 13.220 Kg. Em 1939 a Marinha considerou suspender sua produção em favor de novos substitutos. Entretanto, O Catalina permaneceu em produção devido ao enorme número de encomendas feitas pela Grã-Bretanha, Canadá, Austrália, França e Holanda. Esses países necessitavam desesperadamente de aviões patrulha confiáveis as vésperas da Segunda Guerra. Muito pelo contrário, ao invés de substituí-lo, a marinha fez sua maior encomenda de aviões desde a Primeira Guerra. Com o passar dos anos, vários aperfeiçoamentos foram introduzidos no projeto original. Uma versão anfíbea, o PBY-5A, foi desenvolvida em 1939, através da adição de um trem de aterrissagem retrátil do tipo triciclo. O PBY-6A possuía como destaque melhorias hidrodinâmicas projetadas pela Naval Aircraft Factory. A União Soviética produziu, sob licença, uma versão própria para sua Marinha batizado de GST e impulsionado por motores radiais Mikulin M-62. A Boeing Aircraft do Canadá produziu o PB2B-1 e PB2B-2 "Canso", e a Canadian Vickers, um modelo derivado do PBY-5A. No Exército era conhecido como OA-10A (PBY-5A) e OA-10B (PBY-6A). O Royal Air Force's Coastal Command voou Catalinas com a designação Catalina Mk I/II/III/IV.

Um total de aproximadamente 4.000 Catalinas foram produzidos entre 1936 e 1945. Devido a sua popularidade ao redor do mundo, era raro uma batalha marítima na Segunda Guerra em que não tivesse participado. Apesar de tudo isso o PBY tinha suas vulnerabilidades: era lento, não possuia blindagem para proteger a tripulação ou tanques auto-selantes e era muito vulnerável a atques de outros aviões. Entretanto, eram essas fraquezas, além do desenvolvimento simultâneo do radar e a esperança japonesa em transportes noturnos que levou a criação do "Black Cat Squadrons". Essas tripulações desempenhavam missões noturnas de busca e ataque em seus PBY pretos. As táticas eram espetacularmente bem sucedidas e desorganizou seriamente o fluxo de suprimentos e pessoal para as bases japonesas nas ilhas. Os Catalinas também provaram eficiência em missões de busca e resgate onde usavam o nome-código "Dumbo". Normalmente, pequenas células de três PBYs orbitavam em prontidão próximo a alvos em áreas de combate. Uma dessas células, baseada nas Ilhas Salomão, resgatou 161 pilotos entre 1º de Janeiro e 15 de Agosto de 1943. Após a Segunda Guerra, o PBY continuou no serviço de busca e salvamento em muitos países da América Central e do Sul assim como na Dinamarca até os anos 70.


fontes: Warbird Alley e Naval History of WW2