Quarta, 24 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (175 Votes)

Dante Isidoro Gastaldoni

Dante Isidoro Gastaldoni
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Gastaldoni
Patente/Registro 2º Tenente Aviador / N/D
Nascimento 23/11/1923, Porto Alegre (RS) - Brasil
Falecimento 18/05/1944, Aguadulce - Panamá
Função Piloto de Combate
Promoções 1º Tenente Post-Mortem
Condecorações Medalha Cruz de Sangue
Treinamento Panamá
Família Filho de Francisco Isidoro Gastaldoni, e Albertina Schultz Gastaldoni, tendo um único irmão, também piloto da FAB, Brigadeiro Ivo Gastaldoni, que durante o período da guerra, foi creditado por ter afundado um submarino Alemão nas costas do Brasil.

História

N/D

Piloto de combate. Dante Isidoro Gastaldoni, sempre foi primeiro aluno de turma, tanto antes como no colégio Militar. Era um piloto exemplar, assim como um atleta exemplar, sempre liderando em todas as suas atividades. Foi voluntário para o 1º Grupo de Caça, tendo chegado em Aguadulce, Panamá, em meados do mês de fevereiro de 44. Seus instrutores Americanos, só tinham elogios quanto a capacidade de vôo deste jovem piloto.

No dia 18 MAI 44, formou com uma esquadrilha de treinamento liderada por um instrutor Americano. Entraram numa manobra que nós chamávamos de cobrinha. Cada um seguindo as manobras do líder. Numa dessas manobras, ninguém sabe o que realmente aconteceu mais, o avião do Gastaldoni entrou em parafuso da qual Gastaldoni não conseguiu recuperar e o avião chocou-se ao solo perto da cidade de Corozal, tendo Gastaldoni morte instantânea. Foi a 1ª perda do 1º Grupo de Caça.

Foi sepultado no cemitério local de Corozal. Anos depois, seus restos mortais foram trasladados para o Brasil e hoje repousam na Cripta do Aviador, no cemitério São João Batista, Rio de Janeiro (RJ).