Quinta, 18 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (174 Votes)

Fernando Correa Rocha

Fernando Correa Rocha
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Rocha
Patente/Registro Aspirante Aviador da Reserva Convocado / BO-001150
Nascimento 12/07/1921, Araraquara (SP) - Brasil
Falecimento 01/04/2008, São Paulo (SP) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções Em 21 Mai 45, promovido a 2º Tenente
Condecorações Cruz de Aviação, Fita A, com 03 Estrelas, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Mérito da Aeronáutica, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal, com 03 Palmas e Presidential Unit Citation (EUA).
Treinamento No final de Julho de 1944, apresentou-se em Suffolk Air Base e Itália
Família Casou-se com a Sra. Lélia, e tiveram duas filhas, que lhes deram 04 netos. José, Maria, John, e Fernando.

História

Ao regressar ao Brasil, serviu pouco tempo na Base Aérea de Santa Cruz, tendo depois pedido baixa da FAB, e voltou para a sua vida civil. Entrou para PANAIR do Brasil, no dia seguinte de seu desligamento da FAB. Ascendeu rapidamente ao Posto de Comandante de Aviões DC-3, Constellation, DC-6, DC-7, DC-8. Voou cerca de 20 mil horas na aviação comercial, a maior parte em rotas Transatlânticas. Foi durante alguns anos o Piloto chefe e chefe de operações Europeu da PANAIR. Com o fechamento dessa CIA, voou ainda mais 02 anos na VARIG S/A. Um terrível acidente, no entanto, o impediu de continuar voando. Foi então para a Hidroservice, na época a maior firma de engenharia de planejamento e projetos aeronáuticos, destacando-se o Aeroporto Internacional do Galeão, Aeroporto Internacional de Manaus, Aeroporto Internacional de São Paulo - SP, e o sistema integrado de defesa aérea e tráfego aéreo. (SISDACTA).

Piloto de combate, voando como Ala do Capitão Pessoa Ramos na esquadrilha amarela, tendo completado 74 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44 e sua última missão em 01 MAI 45.